27 de out. de 2013

Debora Diega - Entrevista com a Atleta de Alto Nível da CrossFit


Eu conheci a atleta Debora no Campeonato da ANF, apresentada pela nossa amiga em comum, Marília Coutinho. Me lembro que ela falou que estávamos diante de uma Atleta Crossfiter e com um futuro muito promissor no Powerlifting. Foi nesse mesmo campeonato que eu pude comprovar que a Marília não estava exagerando em nada, e que eu estava ali, diante de uma atleta de alto nível.
Acabei sabendo também que ela não está há muito tempo dentro do Esporte, e foi o que mais me chamou a atenção!
Como uma Atleta ainda NOVATA e com um bom Condicionamento Físico e boa técnica, estava conseguindo brigar de igual para igual com atletas com mais tempo de esporte?
Logo pensei, tenho que chamá-la para uma Entrevista no FT. O pedido foi feito, e também aceito com uma super simplicidade e simpatia pela Atleta Debora Diegas.
Espero que gostem!!!    



Blog FT - Primeiro, muito obrigado por ter aceito meu convite. O que te trouxe para o lado da FORÇA, digo para os Esporte de Força kkkk? Conte-nos um pouco do início da sua história.
Debora Diegas - Eu acredito que nasci para o Esporte! E competições em si. Entendi um pouco tarde isso, mas minha vida sempre teve algum tipo de ligação com a atividade esportiva ou com a sensação de competir e a adrenalina que ela proporciona.
Na escola, nunca faltava numa aula de educação física. E participava de qualquer torneio amador que inventavam. Até mesmo competição de fantasia...Rsrsrsrs. E sempre "levava jeito pra coisa". Mas, nunca fui ligada há um esporte direcionado, gostava de fazer tudo, porém em qualquer coisa de força, eu tinha destaque.
Como nunca tive ninguém na família com histórico esportivo, muito menos meus pais praticaram, não tive incentivo para seguir algum esporte.
Sempre estudei e trabalhei muito e, aos 18 anos, conciliando com o trabalho e faculdade, entrei numa academia, onde 2x por semana, fazia aulas de ginástica. Nesta academia haviam jogos de aniversário, onde haviam competições de tudo e várias gincanas. Resultado: na minha primeira competição, ganhei 7 medalhas de ouro, entre elas, campeã de braço de ferro feminino e fiquei em 3º lugar, disputando com o meninos.
Eu praticamente cresci escutando: a Debora é muito forte!!!
Com essa força e também sempre vaidosa, acabei entrando para o mundo dos concursos de beleza. Na verdade, entrei no 1º porque queria ganhar uma moto, prêmio da vencedora do concurso. E assim aflorava o lado das competições em minha vida. Ganhei 18 campeonatos de beleza, entre eles, Miss Estado de São Paulo, 2º Lugar no Miss Brasil e Miss Simpatia.
Mas, eu não queria seguir essa carreira, então continuava a estudar e trabalhar e frequentava minhas aulas de ginástica eventualmente, pois viajava muito.
Me casei com um Educador Físico, que sabendo dessa minha vontade em praticar esportes diferenciados, me apresentou o que "naquele momento", era sua maior paixão, o CrossFit.

De fato, esse esporte despertou o melhor de mim. Estava muito acima do peso devido à falta de atividades físicas e viagens de trabalho e após 2 meses de treinamento, descobri que estava grávida de 1 mês e meio. tive que suspender o treinamento, pois o box era muito longe e eu andava de moto.
Até que no ano passado, já com o nosso próprio Box de Crossfit aberto (a Crossfit SP), iniciei efetivamente meu treinamento com meu marido e Coach.
Com 33% de gordura corporal pós-gravidez, treino supervisionada por pouco mais de 1 ano, trabalhando perda de peso e todas as técnicas do Crossfit. À partir do meio deste ano, entrei para as atletas de alto nível da Crossfit, com um talento extremo para força.
Fui bi-campeã nas provas de Levantamento de Peso nos Torneios Nacionais, 2º Lugar na seletiva Regionais da América Latina por time do Crossfit Games 2013 (maior competição de Crossfit do mundo) e 4º Lugar no Torneio da Crossfit Brasil 2013, que me rendeu o convite para participar do campeonato Paulista de LPO, onde fiquei em 2º Lugar nas 2 modalidades ( Arranco e Arremesso ) e o convite para participar do Campeonato Brasileiro de Powerlifting, onde fiquei em 1º lugar na categoria de peso, 1º Lugar na categoria de idade e 1º Lugar como atleta que mais levantou peso.







Blog FT- Sei que você é formada em duas Faculdades e com dois MBA, mas que não estão ligados aos Esporte. Você está trabalhando no que se formou ou o Esporte também dominou o seu lado profissional?
Debora Diegas - Trabalhei totalmente direcionada à minha profissão como Gerente Executiva de Tecnologia e Informação, até final do ano passado. Como a minha profissão exige muitas viagens, pois também cuidava dos projetos internacionais e com filho recém-nascido, além do nosso Box que crescia muito, optei em sair da empresa que trabalhava para estar mais perto da Administração do Box, do meu marido e do crescimento do meu filho, hoje com 2 aninhos.

Mas, é claro que a vontade de me tornar uma atleta de Elite pesou muito nessa decisão, pois a Minha vontade de melhorar, aumentava a cada dia.


Além disso, Participar e me destacar nestes torneios, só me mostrou que estou no caminho certo!







Blog FT- Você é uma Atleta Crosfitter, e está super engajada nessa nova metodologia. Explique um pouco como funciona. O que é necessário ter para praticar? Quais exigências para se obter os melhores resultados?
Debora Diegas- De acordo com seu fundador, Greg Glassman, CrossFit é uma abordagem de treinamento baseada em exercícios funcionais extremamente variados e em alta intensidade com o objetivo de desenvolver ou de aprimorar a capacidade física de seus praticantes, ou seja, elevar ao máximo o nível de aptidão física.
Qualquer pessoa, de qualquer idade e nível de condicionamento pode praticar Crossfit, porém para se obter níveis competitivos de performance, é necessária uma rica vivência motora em outras modalidades esportivas, na grande maioria dos casos.
Para obter os melhores resultados é necessário disciplina, determinação e foco, 5 ou 6 treinos semanais regulares, alimentação adequada, hábitos saudáveis, um bom box de Crossfit e obviamente um bom Coach, certificado e experiente.   



Blog FT- Como é seu programa de Treinos (divisão de grupos musculares, intensidade e descanso)? 
Debora Diegas - Nunca faço a mesma coisa e todo dia tenho treinamento com estímulo diferentes. Procuro adequar minha vida de mãe, esposa, dona de casa, empresária e atleta. Não vivo do Crossfit, mas vivo por ele. Ainda me sinto um bebê engatinhando, ansiosa para dar os primeiros passos no esporte.

Na Crossfit não há divisão por Grupos musculares. Trabalhamos 3 modalidades esportivas (Ginástica Olímpica, Levantamento de Peso e Atletismo) com alta intensidade e Constantemente variados sempre.


Inicialmente eu tinha uma queda por workouts de força, mas como preciso melhorar minha resistência, estou iniciando mais treinamentos de Performance, tendo significativa melhora de resultados no condicionamento físico. Meu descanso é aos domingos e meus treinos às 5as feiras, são mais técnicos e de mobilidade.


Na Crossfit SP, temos o foco em competição e formar atletas de alto nível.

Meus treinos são divididos em treinamentos de Força e Potência, elementos ginásticos e treinos metabólicos de curta, média e longa duração.
Diariamente estou aprendendo a ser atleta. Estou trabalhando muita técnica, entendo meus limites físicos e mentais, aprendendo a ouvir meu corpo e trabalhar minhas fraquezas.
Estou aprendendo a sair da zona de conforto, treinando mais habilidades específicas do CrossFit e me superando cada dia mais.





Blog FT - Em nossa rápida conversa, você me relatou que há pouco tempo teve um filho e que após essa gravidez você se sentiu mais forte. Como foi essa fase em sua vida e o que você acha que te ajudou ou que poderia ter feito diferente, para retornar ao esporte com Força Total?
Debora Diegas - De fato me senti fisicamente mais forte. Mas acho que tudo é consequência da mente e espírito. Sempre me senti uma mulher muito forte e ser mãe, me mostrou que essa força transcende. Depois de ser mãe eu realmente entendi o que é fazer força. Aliás, eu ainda estou aprendendo onde posso chegar com meu nível de força física e mental.





Blog FT - Como surgiu esse convite para um Campeonato Brasileiro da ANF de Powerlifting sendo que esse não era seu foco e, como você viu sua participação no evento? Vai continuar e investir no Powerlifting?
Debora Diegas - Com esse talento para força, sempre me falavam que eu devia conhecer a Marília Coutinho. Eu a admiro como profissional, mulher e ainda mais como atleta de força. E o mesmo diziam a ela: você precisa conhecer a Debora. E quando nos conhecemos, foi uma ligação imediata. Encontro de almas de força!
Ela seguiu meu processo como atleta até agora e eu acompanhei sua história e ensinamento desse mundo mágico da Força.
Ela se sempre dizia: You borned to lift baby! Você ainda vai competir comigo.
E no campeonato que ela preparou, lá estava eu, feliz demais por competir e principalmente ao lado dela.
Hoje ela diz que sou o maior exemplo brasileiro de Cross-atleta de alto nível ( Powerlifting, Weightlifting e Crosfit ) e espero fazer jus à credibilidade dela, aliás, eu acredito que posso mais, pois, minha Vontade indomável é o que me move.
Sou amante há cada dia mais dos esportes de força. Minha paixão é o Crossfit, mas continuarei investindo pesado no Powerlifting.




Blog FT- Houve mais Atletas Crossfitters que encararam esse desafio de ir para o Campeonato da ANF de Powerlifting, e pelo que eu presenciei foram muito bem, principalmente por ser a primeira vez. Você que está junto dessa galera qual foi o feedback deles?
Debora Diegas - Foi uma experiência maravilhosa. Falo isso com propriedade e em nome de todos que participaram. Nos divertimos muito, fizemos muita amizade e acima de tudo, aprendemos muito. É com especialistas que podemos melhorar tecnicamente em nosso esporte.

Aprendi com aqueles monstros admiráveis a garra de um atleta e ganhei uma grande experiência como competidora e observadora.


Estou até hoje extasiada por ter competido ao lado do 7º homem mais forte do mundo e de tantos outros talentos, além de ver todos meus amigos da Crossfit irem muito além do que poderiam imaginar.





Blog FT - Você e seu marido abriram aqui no Brasil a 2ª Crossfit. O que levou vocês a saírem desse conceito de academias que está dominando o Brasil? Porque hoje além do Fast Food temos o FAST TRAINING, onde a grande maioria dos clientes entram, sentam em suas máquinas e treinam grupos musculares que eles próprios nem sabem quais músculos fazem parte.
Debora Diegas- Meu marido, Educador Físico em uma das maiores academias do Brasil, com 2 pós-graduações, e com inúmeros cursos no currículo, estava cansado da "vida de academia". Então decidiu investir em estudos que destacavam novos conceitos de fitness. Foi então que conheceu o Joel Fridman, dono da Crossfit Brasil, e se inscreveu para sua primeira turma de curso sobre os Fundamentos da Crossfit.
Neste curso, ele descobriu a magia da Crossfit. Digo magia, pois imediatamente ele assumiu o conceito e que era isso que ele queria para sua vida profissional e pessoal e assim, após muita luta, muito tornei e muito estudo, há 2 anos, montamos a Crossfit SP, hoje um dos BOX mais conceituados do país.

A maior parte da rotina de exercícios atual das pessoas, provavelmente não as tem preparado para os desafios da vida.

Em muito pouco tempo percebi que equivocadamente, os parâmetros de forma física é apenas um corpo aparentemente em forma.

Nós da Crossfit, somos parte de uma comunidade com centros de treinamento espalhados no mundo todo e com um único propósito: aumentar ao máximo a capacidade física do ser humano.

Nós compartilhamos os mesmos ideais e objetivos. Não fazemos distinção de idade, nível de condicionamento físico ou classe social. Em nosso ginásio, somos todos iguais!

Não usamos máquinas modernas, esteiras de última geração ou equipamentos que fazem o exercício por você. Ao invés disso, nós o incentivaremos ao trabalho duro que ao final, sempre será gratificante e compensador.


CrossFit é muito mais que seu arranque de 100Kg. Muito mais que sua roupa ou seu tênis de marca, aliás, muito mais do que estar em forma. O CrossFit é um estilo de vida, onde seus praticantes são apaixonados pelos mesmos ideais e objetivos e ansiosos pelos pelos workouts que terão, sem mesmo saber como será seu desempenho. A Crossfit ensina que primeiramente devemos ter humildade o suficiente para entender que você não é melhor do que ninguém e que você deve sempre ir em busca do seu melhor.





Blog FT - Quais dicas você pode dar para aqueles que como eu, são obrigados a treinar em academias onde as máquinas tomaram o lugar das BARRAS e os tijolinhos os das ANILHAS, tendo apenas míseras anilhas e halteres.
Debora Diegas - Em todas as CROSSFIT's no mundo você encontra um ambiente familiar e acolhedor. Os treinos são intensos e divertidos! O sentimento de camaradagem e companheirismo é mútuo entre os "Crossfitters" e você conhece pessoas com diferentes pontos de vista, mas com um único em comum, potencializar ao máximo a capacidade física humana.

O ambiente é bem diferente de uma academia convencional. Treinamos juntos, competimos juntos e torcemos juntos...Ah, e não usamos máquinas!


Em nosso box temos todos os níveis de alunos, desde um ex-sedentário, até mesmo a um atleta de modalidade esportiva especifica. Todos com o mesmo objetivo em comum: elevar sua forma física!


Todos os dias nós temos a oportunidade de fazer algo grandioso com nossas vidas. Por que não hoje? Encare um WOD (Workout of Day) em um Box de Crossfit e conheça um novo conceito de Fitness que pode mudar sua vida.




Em primeiro lugar, quero agradecer a Atleta Marília Coutinho, que foi a ponte para chegar à atleta que hoje sou fã, Debora Diegas. Em segundo lugar, agradeço a Debora por nos relatar sua trajetória na vida e nos Esportes e, por último e não com menor brilho, aos  LEITORES, pois sem vocês o Blog FT não teria tanto gás para buscar esse exemplos do nosso ESPORTE. 





Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário