13 de fev. de 2012

Pressão Alta: UMA INIMIGA SILENCIOSA

Os exercícios físicos não são nocivos para ninguém, mas em alguns casos temos que tomar alguns cuidados. Pessoas com alguns problemas de saúde, tem que se policiar muito mais. 
Hipertensão é um perigo, mas uma pessoa hipertensa deve sim praticar exercícios físicos, contanto que tome alguns cuidados. O pior de tudo no caso da Hipertensão, é que na maioria dos casos, a pessoa só fica sabendo que tem o problema quando está tendo um Infarto ou um AVC ( Acidente Vascular Cerebral ), e não é por acaso que ela é chamada de INIMIGA SILENCIOSA. 
Vamos conhecer mais sobre o assunto:



O coração é uma bomba eficiente que bate de 60 à 80 vezes por minuto, durante toda a nossa vida e impulsiona de 5 à 6 litros de sangue por minuto para todo o corpo.
Pressão arterial é a força com a qual o coração bombeia o sangue através dos vasos. É determinada pelo volume de sangue que sai do coração e a resistência que ele encontra para circular no corpo.
Ela pode ser modificada pela variação do volume de sangue ou viscosidade (espessura) do sangue, da frequência cardíaca (batimentos cardíacos por minuto) e da elasticidade dos vasos. Os estímulos hormonais e nervosos que regulam a resistência sanguínea sofrem a influência pessoal e ambiental.

O que é?
Hipertensão arterial é a pressão arterial acima de 140x90 mmHg (milímetros de mercúrio) em adultos com mais de 18 anos, medida em repouso de quinze minutos e confirmada em três vezes consecutivas e em várias visitas médicas.
Elevações ocasionais da pressão podem ocorrer com exercícios físicos, nervosismo, preocupações, drogas, alimentos, fumo, álcool e café.

A pressão arterial é considerada normal quando a pressão sistólica (máxima) não ultrapassar a 130 e a diastólica (mínima) for inferior a 85 mmHg.

Quando falamos de Pressão Alta, logo pensamos em pessoas Gordas, a probabilidade de pessoas obesas ou gordas terem pressão alta é muito maior do que aquelas que se julgam saudáveis tendo um peso corporal controlado e alimentação regrada. Mas, cuidado que mesmo tendo um estilo de vida saudável você pode ser uma vítima desta Inimiga Silenciosa, pois esta doença pode ser MERDADA ( aqui falamos que quando nascemos com alguma coisa ruim de vem de nossos pais ou ancestrais não é HERDADA e sim MERDADA )! Presentes assim estou fora!!! kkkk. 
Podendo chegar a 20~40% de chance de você ter o problema se o seu pai ou sua mãe tiver. Agora se os dois tiverem, e você nunca fez um exame médico para saber se Merdou dos seu pais, é bom correr, quero dizer vai andando mesmo, pois nunca se sabe... não deixe de Consultar um Médico. 

O Exercício Físico e a Hipertensão:
O exercício físico aeróbico, realizado regularmente, provoca importantes adaptações autonômicas e hemodinâmicas que vão influenciar o sistema cardiovascular. Entre essas adaptações, a redução nos níveis de repouso da pressão arterial é especialmente importante no tratamento da hipertensão arterial, de grau leve à moderada, já que, por meio do treinamento físico, é possível para o paciente hipertenso diminuir a dosagem dos seus medicamentos anti hipertensivos ou mesmo ter sua pressão arterial controlada sem a adoção de medidas farmacológicas. De fato, metanálises recentes têm demonstrado que, em geral, o treinamento físico provoca uma redução que varia de 3,8 a 11 mmHg na pressão arterial sistólica (máxima) e de 2,8 a 8 mmHg na pressão arterial diastólica (minima).

Quais os perigo dos Exercícios 
Físicos para os Hipertensos:
Uma pessoa hipertensa deve ter seu programa de treino elaborado por um profissional, já que numa sala de ginástica, ao realizarmos os exercícios, elevamos nossa frequência cardíaca e nossa pressão arterial . A elevação da frequência cardíaca irá aumentar a velocidade de sangue circulante no organismo, assim oxigenando e transportando nutrientes aos músculos que estão sendo exercitados no dia. A pressão arterial acontece pelo simples fato de que ao executarmos os movimentos do exercício, teremos contrações musculares e assim gerando uma tensão sobre as artérias, o coração bombeará o sangue com mais força, assim elevando a pressão quando ele passa nas artérias. 

Alguns cuidados que podem ser tomados:
Para começar, antes de entrar numa sala de ginástica, verifique sua pressão, no meio do treino e ao final dele.
Não fazer exercícios com altas repetições, tente ficar entre 8~12 repetições.
Evite Métodos de Treinos como o FST-7, GVT e etc, exercícios com cargas muito pesadas ou levar o exercício até o limite, não é indicado para uma pessoa de tenha pressão alta.
Os períodos de descanso devem ser respeitados, nunca menos de 60 segundos.
Mantenha uma cadência no exercício mais concentrada (lenta).
Exercícios que agrupem vários grupos musculares de uma vez só não são indicados, Ex: Levantamento Terra.

Suplementos:
Neste caso o que era para melhorar sua performance, pode te deixar em uma péssima situação.

Óxidos Nítricos- tudo que você menos precisa é de um vasodilatador.
Creatina- a creatina causa a retenção líquida no corpo, e isto não é indicado para hipertensos.
Termogênicos- a base destes suplementos basicamente são de: Cafeina, Sinefrina, Taurina e etc, que por sua vez aumentam a frequência cardíaca, e como vimos lá em cima, imagina além do próprio exercício em si que já eleva a frequência cardíaca, você tomar mais um suplemento que irá fazer a mesma coisa, não brinque com fogo.
Ao comprar um suplemento, leia com 
atenção o rótulo, e consulte seu médico.

A Chave para uma vida mais SOSSEGADA!
ALIMENTAÇÃO
Infelizmente para muitos, seria melhor que fosse só controlar com um remédio, pois para muitos ainda falta a velha força de vontade, mesmo em horas que sua própria vida está em risco. Não precisamos procurar muito, é só olhar para o lado que vemos alguém com um cigarro na mão, mesmo que venha com fotos e palavras alertando que você vai morrer.

Você sabe o que é Sódio?
Na alimentação o Sódio é um grande vilão para o hipertenso, ele é um dos vinte e dois minerais considerados essenciais, mais para quem tem pressão arterial, é um veneno.
Quando a pessoa procura o médico, e ele aconselha tirar o sal da comida, pensamos apenas no sal da preparação dos alimentos. Mas será que é somente aí que encontramos o Sódio? Não, não podemos esquecer que a substância do sal, o sódio, nem sempre tem o gosto salgado. O tempero pronto industrializado, que dá aquele sabor diferenciado ao alimento, é um ótimo exemplo disso. Além de conter muito sódio, é riquíssimo em gorduras ruins que são prejudiciais ao coração. São vários os alimentos que contem sódio, fique esperto, e lembre-se você é o que você come. Alimentos enlatados são um veneno. Existem vários alimentos gostosos e que só tem a acrescentar no nosso dia a dia. Evite temperos prontos, faça você mesmo (use e abuse de ervas frescas ou secas), beba de 2,5 ~ 3 litros de água por dia.

Bebidas Alcoólicas:
Não fazem bem para quem é saudável, imagina para quem tem restrições.

Bebidas Isotônicas:
Repositores Hidroeletrolíticos têm sódio, pois são usados para repôr os minerais perdidos pelo suor durante atividades físicas, então mantenha-se longe.
Blog Força Total
Daniel Eduardo Barbosa

2 comentários: