15 de fev de 2012

Aprenda como medir seu BF com o Adipômetro






Esse aparelho, é um dispositivo que mede a espessura de uma dobra de pele com a sua camada subjacente de gordura.
Ao fazer este teste nos locais-chaves, você terá com precisão a quantidade total de gordura que está em seu corpo. Vamos neste post mostrarmos os locais que você precisará medir em seu corpo. Em algumas partes você necessitará de ajuda para conseguir fazer a medição. É de suma importância que as medidas sejam feitas nos mesmos locais que as fotos abaixo vão mostrar. Como teremos que colher as medidas? Com a mão direita puxe a dobra de pele com a camada subjacente de gordura e com sua mão esquerda segure com as pontas dos dedos. Então segure a Pinça em sua mão direita coloque a boca do Calipers como mostra o desenho abaixo. A mandíbula do Calipers deverá ser de cerca de 1/4 "(7,5 milimetros), continue mantendo a dobra da pele "pinçada" com os dedos da mão esquerda. Solte o gatilho para que a mandíbula force sobre a prega cutânea, e não solte os dedos da mão esquerda até terminar de fazer a leitura. É muito importante que se segure com firmeza a dobra da pele para que a pinça que está medindo a espessura da prega consiga fazer a medição com precisão. Você irá notar que quando colocar a pinça na dobra, a pinça vai arrastar um pouco, depois de alguns segundos o arrastar da pele irá parar e isso é o tempo que a medição deve ser feita. Você deve anotar a leitura na escala antes de liberar a pressão sobre os estribos. Depois de fazer a Medição, vamos calcular seu percentual: Meça todos os quatro locais mostrados nos desenhos abaixo e anote as leituras na escala da pinça. Não importa a ordem que você vai fazer a leitura, some as quatro leituras. O percentual de gordura pode então ser determinada a partir do gráfico na parte inferior da página. Você vai notar um conjunto de valores para o sexo masculino e um para as mulheres, certifique-se de usar o caminho certo! Você também pode notar que os gráficos não tem uma linha para cada milímetro ou coluna para cada faixa etária no gráfico, para fazer isso tornaria o gráfico muito grande. Para obter números precisos, é necessário interpolar. Por exemplo, uma mulher de 16~29 anos poderia ter uma soma de 29 milímetros para as quatro medições. Esta está a meio caminho entre o 28 e 30 na carta. A porcentagem de gordura corporal para 28 milímetro é de 18,6% e que, para 30 é de 19,5%. Interpolado a meio caminho que daria cerca de 19,0%. Outro exemplo seria um homem de 40 anos, com uma soma de 42 milímetro para as quatro medições. Referindo-se ao gráfico para o sexo masculino, encontramos anúncios de porcentagem de gordura corporal para mais de 40 e 45mm. 42 milímetros é 20,3%, e para 45 milímetros é de 21,8%. Dois quintos da maneira 20,3-21,8 é de aproximadamente 20,9%.


Veja os Desenho com os locais para fazer as medições
Parte de trás do braço ( Tríceps ):
Figura 1

A parte de trás do braço (tríceps). Bem no meio entre as articulações do ombro e do cotovelo. A dobra é tomada numa direção vertical no centro da parte de trás do braço.

Frente do braço ( Bíceps ):
A parte da frente do braço (bíceps). Faremos igual foi feito no tríceps na figura 1. 
Figura 2
Escápula:
Agora faremos a medida logo abaixo do ombro (subescapular). Note-se que a prega é tomado em ângulo de 45 graus, como mostrado no diagrama.
Figura 3

Cintura:
Da cintura (supra-ilíaca). Esta situa-se acima da crista ilíaca, a saliência do osso da anca, um pouco na direção da frente a partir do lado da cintura. A dobra é tomada aproximadamente na horizontal, como mostrado na Figura.
Figura 4


Modelo Digital

Gráficos para calcular a sua porcentagem
 de Gordura Corporal

Gráficos para Homens
Mens bodyfat gráfico


Gráficos para Mulheres:

Mulher bodyfat gráfico

Percentual de Gordura Ideal ou Normal?
Qual é a porcentagem de gordura corporal correta ou ideal? Esta talvez seja a pergunta mais difícil de responder. Nem todas as pessoas têm o mesmo ideal de porcentagem de gordura corporal. Ela varia com a idade, sexo e genética. Uma pessoa pode ser diferente de outra pessoa com relação ao percentual de gordura corporal mesmo que tenham a mesma idade. E o percentual de gordura corporal desejável dos atletas pode variar dependendo do desporto. Por exemplo, nadadores parecem ter um desempenho melhor em gordura corporal maior do que os corredores. Mas, algumas diretrizes gerais podem ser dadas e aplicáveis a maioria das pessoas.

Para os Homens
Para os homens até cerca do 30 anos, 9-15% é bom, dos 30 à 50 anos, 11-17% é um bom alcance, e de 50 anos de idade para cima é de 12~19%. A pessoa deve tentar permanecer abaixo dos limites máximos indicados, e uma pessoa perto do limite inferior poderia ser descrito como magro.

Para Mulheres:
Para as mulheres, a gama de até 30 anos de idade é 14~21%, 30~50 anos, é 15~23%, e a´pós 50anos é 16~25%. Novamente, é desejável para ser igual ou inferior ao limite superior, e uma mulher perto do limite inferior seria magra.

Como determinar a perda ou o ganho Muscular!!!
Como explicado anteriormente, a medição da perda ou do ganho de massa muscular é um dos mais importantes usos de medição de gordura corporal. É muito fácil determinar e simplesmente envolve encontrar o peso da "massa magra", medindo o percentual de  gordura corporal e peso. Uma vez que o tecido do músculo é o componente da massa magra que pode alterar a maioria, as alterações no peso corporal de massa magra vão ser causadas principalmente por alterações no peso dos músculos.

Para determinar o peso da massa magra, a pessoa deve ser pesada em uma escala precisa. Isto vai dar o peso da massa magra. Após um período de tempo com uma dieta e / ou programa de exercício, as medições são repetidas. Qualquer mudança, para cima ou para baixo, de peso obtido para a massa magra, vai representar a quantidade de músculos que se perdeu ou que ganhou.

Exemplo Masculino:
Por exemplo, um homem pesando 95.45kg. Ele tira o percentual de gordura corporal e descobre que é de 30%. Multiplicando 95.45kg x 30% dá 28.64kg, que é o que ele terá de gordura corporal. Subtraindo 28.64kg de 95.45kg mostra que o seu peso de massa magra é de 66.82kg. Após um mês de exercícios regulares e uma dieta adequada, o seu peso caiu para 88.64kg, e sua gordura corporal para 25% que multiplicando 88.64kg x 25% dá 22.27kg que será seu peso de gordura corporal. Subtraindo este a partir de seu peso corporal 88.64kg mostrará que a massa magra é 66.36kg. Isso mostra que ele perdeu 0,459 gramas de músculo ao perder 6.37 quilos de gordura, um resultado muito bom, e significa que a sua dieta e programa de exercícios está funcionando muito bem.

Revendo os Cálculos Básicos acima:
Antes
%Gordura Corporal = 30% e Peso Corporal = 95.45 kg
95.45 kg x 0,30 = 28.64 kg . 95.45 - 28.64 = 66.82 kg de massa magra

Depois:
Gordura Corporal = 25% e Peso Corporal = 88.64 kg
88.64 kg x 0,25 = 22.27 kg. 88.64kg - 22.27 = 66.36 kg

Diferença:
66,82 - 66.36= 0,459gramas(Então foi perdido apenas 0,459gramas de massa magra)
28.64 - 22.27= 6.37 kg (Então foi perdido 6.37kg de gordura corporal )

Exemplo Feminino:
Outro exemplo, uma mulher com peso de 68.18 kg , e tem a gordura corporal de 30%. Multiplique seu peso pelo seu percentual de gordura corporal que vai mostrar que ela tem 20.45 kg, de gordura corporal, subtraindo este de 68.18 kg irá mostrar que sua massa magra é de 47.73 kg . Após um mês de uma dieta de baixa caloria, ela ficou com 59.09 kg, e medindo o percentual de gordura corporal dá 27%. Novamente multiplicando este percentual de gordura de 27%  pelo seu peso corporal de 59.09kg, o resultado é de 15.91 kg, então já sabemos que seu peso de massa magra corporal caiu para 43.18 kg, uma perda de 4.55 kg  do seu peso de massa magra anterior que era 47.73 kg. Gordura corporal e peso medidas usadas para calcular o peso de massa magra, têm mostrado que ela perdeu tecido muscular, tanto quanto a gordura e que o seu programa de perda de peso não foi bem.

Revendo os Cálculos Básicos acima:
Antes
%Gordura Corporal = 30% e Peso Corporal = 68.18 kg
68.18 kg x 0,30 = 20.45 kg . 68.18 - 20.45 = 47.73 kg de massa magra

Depois:
Gordura Corporal = 27% e Peso Corporal = 59.09 kg
59.09 kg x 0,27 = 15.91kg. 59.09kg - 15.91 kg = 43.98kg de massa magra

Diferença:
47.73 - 43.98= 3.75 kg (Então foi perdido apenas 0,459gramas de massa magra)
68.18 - 59.09= 9.09 kg (Então foi perdido 6.37kg de gordura corporal )

Como encontra o Percentual de Gordura Corporal desejada

Se você sabe o seu peso atual e o percentual de gordura corporal, é possível determinar o seu peso para qualquer percentual de gordura, isto por meio de cálculos simples. Por exemplo : Eu peso 51kg e tenho gordura corporal 19%, mas quero chegar a 15%.

  • Subtraia sua gordura corporal atual de 100 (100 - 19 = 81)
  • Subtraia sua gordura corporal desejada de 100 (100 - 15 = 85)
  • Divida a gordura atual pela desejada (81 dividido por 85 = 0.95)
  • Multiplique o seu peso atual pelo valor obtido 51 x 0.95 = 48.45kg
Esperamos ter ajudado na medição de sua gordura corporal!
Boa Dieta, Bons Treinos com FORÇA TOTAL!!!


4 comentários:

  1. Adorei o Post, mas fiquei cheia de dúvidas! rs
    Vou reler tudo com mais calma e se ela permanecerem eu volto!!
    =)

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    1. Maravilha, qualquer coisa estamos aqui. Abraços
      E se quiser entra no nosso grupo no facebook que te add http://www.facebook.com/groups/167040910043286/

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  2. Boa tarde. Gostaria de saber que protocolo é esse que você usou. Obrigada.

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